Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Refletindo sobre o modo de inserção das TIC nas escolas

A chegada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas foi um desafio para muitos professores, que não estavam preparados para utiliza-las. É muito difícil inserir tecnologia na prática pedagógica sem formar quem as utilizará, faltou a familiarização. Ninguém dirige um carro sem que antes tenha passado por uma formação e possa assumir a responsabilidade de motorista.
Atualmente muita coisa mudou a escola está mais bem preparada para receber novas mídias e tecnologias que acabam invadindo o nosso cotidiano. Os nossos alunos já trazem de casa o conhecimento de muitas tecnologias, cabe ao professor aplicar esses conhecimentos para a investigação e construção de novos conhecimentos.
Acredito que  uso das TIC vem trazer mudanças significativas dentro do ambiente escolar, pois irá facilitar o ensino e consequentemente a aprendizagem do aluno. Tudo que é novo traz mudanças e com o uso das tecnologias da informação sendo inserida nas escolas com certeza trousse muita animação para os professores e os alunos que estão sempre prontos a enfrentar desafios.
As TIC são facilitadoras e auxiliares no desempenho dos estudos; e são tão indispensáveis quanto os demais recursos oferecidos dentro e fora da escola. Portanto, garantir o acesso às TIC é importante, mas não é suficiente para transformar as práticas sociais ou mesmo as escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário